Será que volta? Conheça o sensacional Fiat 147 concept 2019

55

O lendário 147 foi o primeiro modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986, baseado no 127 italiano. Foi, portanto, o carro que inaugurou a FIAT no Brasil e foi o responsável por começar a trajetória da marca no país.

Primeiro carro produzido pela FIAT do Brasil que inaugurava sua fábrica em Betim (MG) em 1976, o 147 foi um divisor de águas no mercado automobilístico nacional. O excelente aproveitamento de espaço interno, a imbatível economia (importantíssima em tempos de crise do petróleo) e até então inédita estabilidade, fez dele um carro que definitivamente entrou para história e mudou para sempre o jeito de se fazer automóvel no Brasil.

Foto reprodução

O 147 foi exibido ao público oficialmente pela primeira vez no X Salão do Automóvel, realizado no dia 18 de Novembro de 1976. Foram expostas 15 unidades do FIAT 147 pintadas em cores diferentes e inclusive protótipos de 147 movidos a álcool (hoje etanol). Assim que chegou ao mercado nacional, o FIAT 147 ganhou o título de mais estável carro nacional, colocando no bolso de uma única vez o VW Passat, o Chevrolet Chevette e o Dodge 1.800/Polara. Como se não bastasse, era também o carro de passeio no Brasil com o menor motor e, sabendo disso, a FIAT logo conquistou diversos compradores com suas propagandas inusitadas e ousadas.

Recentemente, um projetista italiano do site designboom.com criou uma releitura moderna de como seria o Fiat 127, que no Brasil era chamado de Fiat 147 e foi o carro com o qual a empresa italiana cresceu no País e se tornou a maior em vendas aqui.

A releitura mantém as linhas bem parecidas com o design criado pelas linhas de Pio Manzù, responsável pela criação do compacto da Fiat, o que dá ao Fiat um ar retrô, bem como acabou ocorrendo com o 500.

Em relação ao original, além das proporções maiores, que colocaria o 127 Concept hoje no segmento de compactos premium, o projetista o deixou mais esportivo, explorando com curvas os pontos do original que eram mais retos.

Por dentro, o painel simples também foi relembrado, inclusive pelas saídas de ar redondas que haviam no 147.

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

 

Foto reprodução

COMPARTILHAR