QUANTO TEMPO VOCÊ CONSEGUE ENCARAR UMA PESSOA ANTES DE FICAR SEM GRAÇA?

19

Estudos indicam que ficar encarando os olhos de uma pessoa por 10 minutos pode alterar o seu nível de consciência. Entretanto, aguentar esse tempo todo é só para os fortes: um novo estudo mostra que a encarada preferida dura apenas 3,3 segundos! Muito longe do necessário para ficar chapadão sem nenhuma droga.

A pesquisa foi publicada recentemente pela Royal Society Open Science, do Reino Unido, e contou com 498 voluntários que visitaram o Museu de Ciência de Londres. Eles precisavam encarar o vídeo de uma atriz olhando fixamente para a câmera e pressionar um botão assim que se sentissem desconfortáveis com o contato visual.

Além disso, a resposta dos voluntários foi complementada através da monitoração do movimento de seus olhos e até mesmo do tamanho de sua pupila, para determinar o tempo perfeito que o contato olho no olho é suportado. A média dos participantes foi de apenas 3,3 segundos, com 0,7 segundo de margem de erro. Alguns fatores como idade e sexo dos participantes não foram significativos para o resultado final ou tiveram dados insuficientes.

O contato visual é uma das mais importantes formas de interação humana – ai de você se não conseguir olhar nos olhos de um entrevistador de emprego, por exemplo. Além disso, a dificuldade de manter esse contato normalmente é associada a distúrbios emocionais ou psicológicos. A encarada faz a nossa pupila dilatar e, quanto mais rápido isso acontece, mais tempo a fixação olho no olho deve durar.

O vídeo que abre esta matéria serve para você testar a si mesmo: quanto tempo você consegue encarar uma pessoa desconhecida antes de ficar desconfortável?

MegaCurioso*

COMPARTILHAR