Quanto tempo esses 12 alimentos demoram para ser digeridos?

174

A digestão é o processo pelo qual os alimentos ingeridos são decompostos em pequenas substâncias, ou seja, em partículas. Essas por sua vez são transferidas para nossa corrente sanguínea e dão energia ao nosso corpo. Há casos em que esse processo acontece de forma mais rápida e em outros casos, as coisas são mais lentas.

O processo de digestão está muito ligado a nossa disposição e também a ganha ou perda de peso, já que todo processo está diretamente ligado a produção de glicose e isso pode ser utilizado como energia para o corpo, como também pode ser estocada em forma de gordura. Por isso é importante estar atento aos alimentos que ingerimos e ao tempo que demoramos para digeri-los.

Confira agora quanto tempo esses 12 alimentos demoram para ser digeridos!

1 – Frutas vermelhas

As frutas vermelhas que são ricas em vitamina B, são antioxidantes e são excelentes contra o envelhecimento precoce. São digeridas rapidamente, bastando apenas 20 minutos.

2 – Uvas e laranjas

A uva e a laranja são ricas em vitamina C, potássio e magnésio. Ajudam a combater a diabetes e ainda melhoram a saúde cardiovascular. A digestão é rápida, são necessários apenas 30 minutos.

3 – Maçãs e peras

Ambas as frutas têm nutrientes muito semelhantes. São ricas em fibras e também em vitaminas A, C e E. Ajudam no funcionamento intestinal e no controle do colesterol. A digestão é feita em apenas 40 minutos.

4 – Salada com azeite

Temperar as saladas com o azeite pode trazer inúmeros benefícios, já que ele melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle do colesterol. A digestão dele é um pouco mais demorada e leva entre 40 minutos e 1 hora.

5 – Ovos

O ovo, ao contrário do que muitos disseram por muito tempo, não é prejudicial ao colesterol. É rico em vitamina A, D e E. Além de ser uma excelente fonte de proteínas. A digestão é também um pouco lenta e demora cerca de 45 minutos.

6 – Vegetais crus

Alguns alimentos são melhor aproveitados por nosso organismo quando os ingerimos crus. Isso porque o calor pode tirar a riqueza de nutrientes que há nos vegetais. Demoram cerca de 40 minutos para que eles sejam digeridos.

7 – Peixes

O peixe é um dos alimentos mais ricos em ômega 3 e em vitamina B existentes. Tais elementos são excelentes para a memória e para a saúde cardiovascular. Contudo, demoram cerca de 1 hora para serem digeridos.

8 – Batatas

Grande fonte de proteínas, fibras e ferro, o tubérculo ajuda na saúde do sistema cardiovascular, nervoso e digestivo. A digestão é menos acelerada, sendo necessário 1 hora e meia para a finalização do processo.

9 – Laticínios

Os laticínios são ricos em cálcio e são de extrema importância para nossa saúde óssea. Demoram cerca de 2 horas para serem digeridos, um longo tempo.

10 – Grãos (trigo, quinoa, aveia)

Os grãos são ricos em fibras e proteínas, além de darem saciedade por um longo tempo. É por isso que são muito indicados para as dietas de emagrecimento. O tempo de digestão é muito lento, sendo necessário 2 horas para concluir o processo.

11 – Carnes vermelhas

As carnes são ricas em ferro, zinco e proteínas. Algumas são mais “pesadas” devido ao alto teor de gordura e isso requer uma digestão mais trabalhosa. São cerca de 3 horas para que o alimento seja completamente absorvido.

12 – Arroz e feijão

O prato principal nas refeições de todos os brasileiros, o nosso arroz com feijão também requer um bom tempo de digestão. Assim como as carnes, são necessárias 3 horas no processo digestório.

Fatos Desconhecidos

COMPARTILHAR