Porque você não sente seu próprio mau hálito? E como descobrir se você está com bafo?

448

A halitose é um problema complicado. Primeiro porque incomoda quem tá perto e as pessoas não têm coragem de alertar quem está com mau hálito. Segundo porque você mesmo não consegue identificar se está com hálito fresco. Sem falar que existem vários fatores pra incidência de mau-hálito. Mas nós vamos esclarecer todas essas questões, a começar pela origem da halitose.

Mau hálito não é doença, mas pode ser um indício de que algo não vai certo em seu organismo. Na maioria dos casos, o mau hálito decorre do acúmulo de saburra lingual. Nesse caso, uma boa escovação da língua faz com que ele desapareça. Existem no mercado escovadores de língua que conseguem ir mais fundo na língua do que a escova consegue chegar.

Muitos acreditam que mau hálito vem do estômago, mas na maioria dos casos isso não se confirma. Nas circunstâncias em que a pessoa apresenta uma diverticulose esofágica, o paciente pode ficar com um hálito com odor ácido característico, mas ainda assim passageiro. Alguns condimentos como alho, podem deixar a respiração com o cheiro do tempero, mas isso também é só durante o processo de digestão.

Entre 90 e 95% dos casos de halitose constante são de origem bucal mesmo. Língua saburrosa e doenças da gengiva que não foram tratadas. Mas todos os casos podem ser tratados ou encaminhados para o tratamento adequado pelos cirurgiões dentistas. Quanto a não conseguir sentir o cheiro que sai da sua própria boca, isso também tem explicação.

Por que não sentimos nossos cheiros
homem-sente-seu-halito-mau-halito-halitose-1359980217639_615x300

O corpo humano funciona de forma que nos impede de perceber o cheiro que exalamos. Não é só o mau hálito que você não consegue sentir. Você só sente o cheiro do seu perfume, por exemplo, na hora em que você passa. Depois você não consegue sentir também. Nosso corpo tem um mecanismo de alimentação do cérebro que filtra os cheiros para poder perceber os odores externos. Mas existem formas de avaliar a condição do seu hálito.

Como avaliar a halitose

mau-halito-11475135-2659

Você pode exalar o ar bem forte sobre as mãos e respirar rapidamente para ter uma impressão. Lamber com a língua bem projetada pra fora a parte “interna” do braço com a pele limpa e esperar a saliva secar, também te dará uma ideia de como está seu hálito. Mas o mais ideal continua sendo perguntar para alguém de confiança ou a uma criança, já que eles não costumam mentir. Também existe o Halímetro, que é um aparelho que mede os gases do mau hálito, mas se você não for acometido por esofagite constante, não precisa fazer o investimento.

Você já esteve na saia justa de estar conversando com alguém que estava com mau hálito? Você é dos que dão o toque e oferecem uma bala, um chiclete, ou é daqueles que deixa pra lá? Já esteve do outro lado e te disseram que você estava com halitose? Conta pra gente!

FONTE(S) Minha Vida, Negócio Digital

COMPARTILHAR