Por que os humanos tem alergia?

136


As alergias pode ser um verdadeiro pesadelo para várias pessoas. Muitos tem alergias a gatos, cachorros, amendoim e até a camarão. E você tem alguma? Sabe por que nós temos alergias?

Pois bem, o site Gizmodo resolveu perguntar a especialistas da área por que os humanos tem alergias. Os técnicos se dedicam ao tratamento e a pesquisar como as pessoas desenvolvem as alergias. Nós separamos a opinião de dois mestres da área, confiram:

Ruslan Medzhitov- Professor de imunobiologia da Universidade de Yale e investigador no Howard Hughes Medical Institute

Para Ruslan a alergia tem um propósito, que é nos proteger de substâncias nocivas. Todas essas nossas reações alérgicas (espirro, tosse, coceira, etc) tem algo em comum, que é expelir substâncias indesejadas do nosso corpo, não importa por onde.

Quando inalamos poeira, tossimos. Quando ingerimos alimentos estragados, vomitamos. Tais reações são mediadas por reflexos neurais, mas também podem ter participação do sistema imunológico. Porém, em pessoas com alergias, a defesa se torna excessiva e consequentemente resultando em alergias patológicas.

Por que isso acontece com certas pessoas e com outras não, até agora Ruslan não sabe. O crescimento de alergias é constante ao longo das últimas décadas e talvez o ambiente moderno possa ser o culpado. Alimentos processados ou uso excessivo de antibióticos podem ser os responsáveis por essa tendência.

David B. Corry – Professor e Chefe de Imunologia, Alergia e Reumatologia da Faculdade de Medicina Baylor

Para David, essa é uma pergunta comum e que segue sem uma resposta exata. Nos ensinam que as alergias são reações equivocadas às coisas que são comuns no ambiente. Para ele, a resposta mais correta até hoje é de que algo acontece com o nosso sistema imunológico para converter nossas respostas “tolerogênicas” normais.

A causa principal que leva a tais reações imunes parece ser infecções de baixo grau, muitas vezes envolvendo fungos. Mesmo que as reações inflamatórias geradas por infecções fúngicas sejam inúteis contra polens inofensivos, proteínas de baratas e de ácaros, elas são muito eficazes contra fungos.

Animais também expressam alergia e por isso é provável que os fungos sejam a causa de muitos casos. Ver animais de estimação com alergia dos humanos são casos raros de se ver, mas os animais podem se tornar alérgicos a perfumes e outros produtos químicos usados por seus donos.

Bom, até agora essas são as respostas que nós temos sobre o assunto, mas esperamos que em um futuro muito próximo possamos saber uma certeza absoluta do que se trata.

Via Gizmodo Fatos Desconhecidos​

COMPARTILHAR