POR QUE O SOL EM MARTE É AZUL?

12

Marte é talvez um dos planetas mais falados e mais famosos de todo o nosso sistema solar. A principal especulação rondava sobre a possibilidade de Marte ser o lar de um tipo de vida diferente da nossa, os famosos ET’s. Além disso, muito se questionava a respeito da possibilidade de humanos habitarem o planeta, afinal a Terra não é eterna. Há inclusive muitas pesquisas para concretizar esse momento.

Mas fora toda essa fama do planeta, você já parou para pensar que a Terra e Marte são planetas completamente antônimos um do outro? Marte é o planeta vermelho e a Terra é o planeta azul. Enquanto a Terra é cheia de vida, Marte é completamente inabitado e hostil. E não para por aí, nosso sol e o pôr do sol também são completamente distintos.

Enquanto nosso céu é azul, o de Marte é vermelho. Enquanto nosso pôr do sol é mais vermelho, o de Marte é azul. No entanto existe uma explicação lógica para isso e isso é resultado de toda atmosfera do planeta, que obviamente é completamente diferente da nossa.

Atmosfera de Marte

A atmosfera de Marte tem uma pressão que equivale a apenas 1% da pressão da Terra. Além disso, todo o planeta é completamente coberto e rodeado por dióxido de carbono e muita poeira avermelhada. É esta poeira avermelhada que se espalha por toda a atmosfera e permite que a luz azul seja refletida.

Na Terra, acontece o mesmo fenômeno, só que ao contrário. A luz azul é refletida pelas moléculas de água e isso dá ao céu a tonalidade azul. O pôr do sol segue esse mesmo processo, só que a luz tem mais espaço para se dissipar e por isso muda-se os tons de azul e vermelho.

Estudos sobre Marte

Recentemente, os estudos sobre Marte ganharam uma guinada. A Sonda InSight pousou no planeta no fim do último mês. A sonda viajou por 7 meses até chegar ao planeta e é considerada um dos grandes assuntos no tema. O intuito da sonda é colher informações sobre o funcionamento interno de Marte.

Dados como a constituição geológica do planeta, a composição de seu núcleo, seu tamanho e etc. O projeto custou milhões de dólares, 933 milhões para sermos mais exatos, e deve durar cerca de 1 ano marciano, o que equivale a dois anos terrestres.

Você também é fascinado por Marte? Tem vontade de conhecer o planeta? Comenta aqui com a gente e aproveita para compartilhar com os amigos que adoram falar sobre o espaço.

FATOS DESCONHECIDOS

COMPARTILHAR