Por que muitas vezes recebemos ligações que ficam mudas ou desligam na cara?

537


Todo dia isso acontece com alguém que você conhece. A pessoa está trabalhando, estudando, vendo um filme ou simplesmente fazendo nada quando de repente o celular começa a tocar. Na hora em que a ligação é atendida, nada. Silêncio. Não tem ninguém do outro lado, nenhuma resposta e de repente a ligação é desligada.

Se acontecesse uma vez ou outra, você poderia acreditar que é engano, problema na ligação ou alguém com vergonha de falar alguma coisa. Porém, quando começa acontecer com frequência e com tantas pessoas ao seu redor é possível perceber que existe algo a ser explicado aí.

Você provavelmente já está familiarizado com os serviços de telemarketing que continuam a ligar para clientes diariamente oferecendo serviços e fazendo cobranças, não é mesmo? Pois é exatamente aí que está a resposta para esse mistério telefônico.

Provavelmente o seu telefone está tocando por conta dos sistemas e telemarketing desenvolvidos para tentar o máximo de consumidores. Grande parte dos sistemas utilizados nas empresas especializadas em telemarketing aposta em máquinas eu fazem ligações de forma automática, visando ligar para o maior número de clientes por dia. Para isso, o sistema faz ligações automatizadas que às vezes acabam caindo em seu telefone.

Quando seu número entra numa lista de cadastro de clientes de uma empresa (mesmo que você nunca tenha feito nenhum contato com ela), ele entra no sistema de telefones que receberão ligações.

Esses contatos são feitos por máquinas que só redirecionam a conversa para um atendente depois que o telefone é atendido. Em alguns casos, no entanto, as ligações são feitas para vários números ao mesmo tempo.

Se você atender essa ligação no momento exato em que não há nenhum atendente livre, é possível que o sistema não consiga te redirecionar, fazendo com que você pareça ignorado e não tenha resposta para o contato.

Como o número de ligações é muito grande, bem maior que o número de atendentes, não são poucas as vezes em que você precisa atender uma ligação que foi completada para você.

Para se livrar disso, existem algumas leis que protegem o consumidor. Em certos estados brasileiros, existe um serviço de Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing regulamento por lei.

Basta você inserir o número de seu celular ou de sua residência na lista e nenhuma empresa poderá mais te ligar para oferecer serviços indesejados que não correspondem ao seu perfil. Por isso, se você está cansado de receber ligações e irritado com o serviço, pode buscar informações sobre o serviço de bloqueio onde você mora.

Mesmo em lugares em que o serviço existe, no entanto, entidades filantrópicas e pessoas físicas que desejam oferecer serviços ainda conseguirão te ligar. A medida não cancela todo tipo de incômodo, mas certamente diminui a festa no seu telefone e garante que toda ligação completada realmente tenha alguma pessoa do outro lado.

Além disso, desde 2012, existe uma determinação da Anatel que exige que o consumidor tenha direito de cancelar publicidade de operadoras de telefonia móvel. Sendo assim, se você já está cansado de receber ligações de alguma empresa em específico, pode procurar o órgão de defesa do consumidor de sua região para prestar queixa e exigir os seus direitos.

Agora que você já entende todo o mistério das ligações, será que vai ficar mais ou menos irritado com tudo isso? Conte pra gente as experiências que você já teve com esses serviços e compartilhe com aqueles amigos que continuam sem entender porque as ligações acontecem com tanta frequência.

FONTE(S) Segredos do Mundo, Uol

COMPARTILHAR