Por que é proibido sorrir em fotos oficiais para documentos?

336


Você sabia que tamanho é documento sim? Aqui no site da Fatos nós já mostramos algumas imagens para você que comprovam isso.

Você também é uma daquelas pessoas que sentem vergonha em mostrar a sua foto da carteira de identidade ou a de motorista para qualquer um por conta da pose séria da foto?

Esse tipo de constrangimento é vivido por muitas pessoas. Na hora de se tirar uma foto 3×4 para algum documento, é preciso estar atento à pose, o visual, tipo de roupa que se está usando e o enquadramento sem risadinha.

Mas por que tiramos fotos oficiais para documentos sem dar uma risadinha sequer? Existe alguma proibição? O que acontece?

Nos EUA, a carteira de motorista com sorriso é proibida em certas regiões. Segundo o portal G1, “quatro estados norte-americanos proíbem os motoristas de colocar foto com sorriso no rosto na carteira de habilitação.

A medida já está em vigor nos estados de Arkansas, Indiana, Nevada e Virginia e poderá se estender para outras localidades dos Estados Unidos. O Departamento de Veículos Automotores (DMV) exigem expressões faciais neutras na foto da habilitação para facilitar a identificação dos condutores”.

No Brasil

Segundo o diretor de identificação civil do Detran, Luiz Antônio Abrantes, o único órgão responsável pela emissão de documentos de identidade no Estado do Rio, em entrevista ao jornal O Globo, conta que “o objetivo é garantir nas carteiras de identidade e de habilitação o perfeito reconhecimento fisionômico dos portadores“.

A regra se aplica em cidadãos que queiram tirar carteira de motorista ou registro geral(RG). É preciso que as pessoas não sorriam e deixem adornos de fora pois o objetivo é que todos saiam bem na foto, parecendo-se consigo mesmo.

Ainda de acordo com Luiz Antônio, “Sobre a cor do cabelo, a previsão é a de que não deverá ser utilizada coloração que descaracterize a pessoa ou que não seja condizente com a relevância do documento.

As cores que descaracterizam o usuário são aquelas que não se mostram naturais, como por exemplo cabelos na cor azul. Além da cor, a norma diz que o cabelo não deve cobrir o rosto de forma que o reconhecimento da pessoa seja prejudicado. Por isso também os penteados mais radicais estão vetados“.

Como é a sua foto na carteira de identidade ou carteira de habilitação? Mande seu comentário para gente!

FONTE(S) oglobo, globo.com

COMPARTILHAR