O que aconteceria se a camada de ozônio desaparecesse?

38

O nosso planeta é protegido pela Camada de Ozônio. Em uma linguagem simples, podemos chamar essa camada de “protetor solar” natural. O filtro é responsável por absorver e bloquear a maior parte da radiação ultra violeta do Sol. Se não tivéssemos essa barreira, toda a radiação da estrela chegaria à Terra, danificando intensamente o DNA de plantas, animais e, é claro, seres humanos. As pessoas não poderiam sair à luz do Sol sem ter sua pele queimada instantaneamente. Ainda assim, as taxas de câncer de pele aumentariam extremamente e talvez morrêssemos antes mesmo de experimentar a causa da morte. Se a camada de ozônio sumisse hoje, a vida terrestre seria devastada.

Dias após o desaparecimento dela, diversas plantas morreriam rapidamente. A intensidade da radiação do Sol tornaria impossível a fotossíntese (processo que as plantas convertem energia da luz em energia química para abastecer o crescimento). Até mesmo grandes árvores acabariam morrendo rapidamente. Sem as plantas, a cadeia alimentar entraria instantaneamente em colapso. Os herbívoros passariam fome. Carnívoros e onívoros poderiam se alimentar de seus corpos por um tempo, mas logo perderiam todo o suprimento.

Além das plantas e animais, os oceanos também sofreriam com isso. A força da radiação seria capaz de alcançar até 30 metros abaixo da água, matando pequenas espécies. Isso seria capaz de desequilibrar toda a cadeia alimentar, causando a extinção total de todas as espécies. O calor intenso seria ainda capaz de secar as águas e transformar tudo em um imenso deserto. Para quem não sabe, a camada de ozônio fica até 30 quilômetros acima do nível da superfície. Essa camada é formada quando se dividem moléculas de oxigênio em um grupo de átomos livres de oxigênio. Para simplificar: se a camada de ozônio sumisse hoje, a vida no planeta desapareceria completamente em pouco tempo.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente ai embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

COMPARTILHAR