ESSAS SÃO 7 COISAS EM QUE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PODEM INFLUENCIAR A SUA VIDA

22

As alterações climáticas são tão preocupantes que o assunto é inclusive tratado pelas mais altas autoridades. O aquecimento global, o derretimento das calotas polares e a emissão de gases têm interferido não apenas na temperatura do mundo. As consequências vão muito além do tempo quente.

Alguns fenômenos são até um pouco inusitados, como é o caso da maior ocorrência de turbulências. As alterações climáticas podem interferir na sua vida muito mais do que você imagina.

Confira aqui algumas das coisas causadas pelas alterações climáticas que podem influenciar na sua vida.

1 – Turbulências

Se você é um passageiro frequente dos trajetos aéreos, com certeza já passou por alguma turbulência. E não há nada demais nisso, é apenas um balanço que passa rapidamente. As turbulências são resultado de correntes de ar de fluxo rápido que passam pela atmosfera. Elas afetam as massas de ar que causam as inconstâncias durante as viagens aéreas.

No entanto, um estudo publicado pela revista Nature Climate Change mostrou que o aquecimento global tem ligação direta com a quantidade de turbulências. Quanto mais quente a atmosfera, mais susceptível ela fica a ocorrência de turbulências. Desde 1950, a ocorrência de turbulências passou de 40% para 90%.

2 – Doenças

As altas temperaturas e aumento na quantidade de chuvas coopera para a proliferação de animais. Contudo não quaisquer animais, mas aqueles que são responsáveis por transmitir doenças aos humanos. Mosquitos, ratos e carrapatos são algumas das espécies que já estão em ascensão e isso pode se tornar ainda mais crescente nas próximas décadas. O resultado de toda essa alteração serão grandes surtos das doenças transmitidas por esses animais, como é o caso da dengue, da leptospirose, da tularemia, entre outras.

3 – Inclinação do eixo da Terra

Pode parecer estranho, mas o clima também tem interferido na inclinação do planeta Terra. Desde o início do século 20, o eixo de rotação da Terra já se moveu por cerca de 10,5 metros. Essa movimentação se deve ao derretimento da camada de gelo da Groenlândia, que tem interferido na distribuição da massa em todo planeta. Apesar de ser uma alteração considerável, ela não traz nenhuma outra consequência para a vida humana.

4 – Terremotos

Parece estranho, mas alguns especialistas têm afirmado que a temperatura também tem interferido na ocorrência de terremotos. Isso porque os terremotos e tufões são resultado de grandes tempestades, originadas do clima quente. No entanto, ainda não há dados suficientes para confirmar a veracidade dessa teoria.

5 – Mais erupções

Este é um dos outros efeitos causados pelo derretimento das calotas polares. Isso deixa a crosta da Terra mais leve e facilita que o magma se mova com mais facilidade. Um estudo realizado por Graeme Swindles, em 2017, mostrou que conforme o clima esquentava, mais frequentes eram as erupções vulcânicas.

6 – Inundações

Com o derretimento das calotas polares, isso também vai influenciar nos níveis de água, o que por sua vez estará diretamente ligado a quantidade de chuva que será muito grande, tanto que a terra não conseguirá absorver, o que irá causar inundações. Algumas ilhas do Pacífico Sul como Kale, Zollies, Rehana, Kakatina e Rapita já desapareceram.

7 – Extinção em massa

As alterações climáticas estão diretamente ligadas a mortalidade em massa de animais. Alguns animais estão mais propensos a isso, são espécies mais vulneráveis às alterações climáticas. Esse efeito tem causados eventos de mortalidade em massa, o que mata milhares de exemplares da espécie de uma só vez e que pode se tornar ainda mais frequente. E consequentemente, causar a extinção de algumas espécies.

COMPARTILHAR