Eclipse Lunar e Passagem de cometa; tudo na próxima sexta-feira

297

Se você gosta de fenômenos cósmicos, pode ir preparando os binóculos, lunetas, olhos e rezar pra não ficar nublado. Nesta semana, vão ocorrer dois incríveis fenômenos astronômicos que vão poder ser vistos em todo o planeta.

Na sexta-feira, vai ocorrer um Eclipse Lunar. A Terra vai passar pela frente da Lua, bloqueando momentaneamente a icidência da lus solar que ilumina o satélite. Com isso, a sombra do nosso planeta vai escurecer a Lua Cheia por alguns instantes, o que é um fenômeno incrível.

Além disso, algumas horas antes, o Cometa 45P (também chamado de Cometa do Ano Novo) vai fazer a sua maior aproximação em relação à Terra.

Eclipse

O Eclipse Lunar vai ser do tipo “penumbral”, no qual uma sombra mais difusa da Terra vai cobrir a Lua, o que deixa uma sombra mais sutil do que um Eclipse total ou parcial. Com isso, a Lua terá um brilho prateado especial, mais intenso. Na Europa, Afria e Asia, o fenômeno vai poder ser visto quando a Lua estiver mais ao Sul, na madrugada. Já na América (Norte, Central e do Sul), o eclipse vai poder ser visto melhor do Leste.

Falando em Horas, no horário de Brasília, poderemos ver o Eclipse às 22hr45min. Todo o fenômeno vai durar 4 horas, então teremos muito tempo para apreciar esse Eclipse.

Cometa

O Cometa 45P vai poder ser visto no céu matinal, bem na madrugadinha de sexta, antes de amanhecer. Infelizmente, ele não é visível a olho nu, e só poderá ser visto no Hemisfério Norte. Ele passa pela órbita da Terra a cada 5 anos, e nos proporciona uma linda visão deste corpo celeste.

E ai, leitor, gostou de saber desses fenômenos? Vai parar na sexta pra ver o Eclipse, ou até o cometa, se você não mora no Brasil? Já viu algum? Deixa pra gente nos comentários (:

 

 

COMPARTILHAR