Conheça o país repleto de ouro onde as pessoas até comem o metal

194

Myanmar ou Birmânia, oficialmente República da União de Myanmar, é um país do sul da Ásia continental. Localizado entre a Índia, Bangladesh, Tailândia, Laos e China, todos esses países consideram Myanmar como a “terra do ouro”. Por quê? Muitos lugares são completamente repletos de ouro, tanto ruas, prédios e até mesmo as pessoas.

Uma das cidades de Myanmar, Mandalay, existem cerca de 700 templos construídos com ouro. Em volta da cidade de Bagan existem mais de 2 mil templos, muitos deles em ruínas. Entre o décimo primeiro e o décimo segundo século, acredita-se que o país tivesse mais de 10 mil templos, muitos deles repletos de ouro.

A gente conta mais sobre a “terra do ouro” para você.

Myanmar, um país repleto de ouro

Um país sem religião oficial, mas que acredita-se ter cerca de 90% da população budista. O ouro, um metal precioso, para os nativos de Myanmar é sagrado pelo fato de representar o Sol e estar associado ao conhecimento e à iluminação.

O ouro é muito abundante por lá e não está presente apenas nos templos. O metal sagrado pode ser encontrado em remédios de medicina tradicional, cremes para o rosto, bebidas e, acreditem vocês ou não, até em comidas. Por alguma razão, o ouro é adicionado ao arroz com feijão cozido no vapor, bem como licores.

Mas não pensem que só porque lá tem ouro é que é um verdadeiro paraíso. Na verdade, o país tem vários problemas que giram em torno do ouro. Só para vocês terem uma ideia, 98% das joias vendidas em Rangoon, a maior cidade do país, são feitas por máquinas. Isso faz com que muitos trabalhadores vivam na miséria por perderem o trabalho para as máquinas. Por outro lado, a indústria de mineração de ouro está contaminando consideravelmente o meio ambiente.

Até tempos atrás, o ouro não podia ser exportado, mesmo que houvesse um mercado ilegal. Mas o governo resolveu discutir tal lei, que impedia a exportação do ouro com o objetivo de fazer com que tal mercado voltasse a flutuar e as famílias tivessem melhores condições de vida.

Myanmar viveu muitas décadas isolado do resto do mundo por causa de um regime militar. Hoje, o país está recebendo turistas novamente. E você, ficou com vontade de conhecer a “terra do ouro”?

COMPARTILHAR