COMO A ALEMANHA É UM PAÍS TÃO RICO MESMO DEPOIS DE PERDER DUAS GUERRAS?

53

Antes de respondermos a essa questão, é bom termos em mente que a Alemanha é um dos países mais populosos da Europa Ocidental e possui uma grande força industrial há muitos anos. Quando acabou a Primeira Guerra Mundial, o país se encontrava em péssimo estado e devia muito dinheiro enquanto tentava se recuperar.

Porém, os nazistas se recusaram a pagar a dívida, solucionando a questão. Apesar da Alemanha ter perdido a guerra, mesmo os vencedores não se encontravam em uma boa situação. Quando eles começaram a se militarizar novamente, ninguém se opôs. Uma vez que imaginavam que eles ainda estariam fracos demais devido ao que tinham sofrido durante a Primeira Guerra.

As guerras

Quando eles começaram a absorver parte dos territórios vizinhos, isso se justificou por alegações de que isso iria proteger os cidadãos alemães ou porque eles tinham sido “convidados” a fazê-lo. O que, em alguns casos, é verdade. Quando começou a Segunda Guerra Mundial, os alemães gozaram de alguns benefícios.

Seus países vizinhos mais próximos eram muito fracos, e a Grã-Bretanha e a França não estavam muitos dispostas a compactuar com derramamento de sangue. Quando eles invadiram a Polônia, a União Soviética ajudou no processo. Assim que a Guerra começou de fato, a França pulou fora e os britânicos não demoraram muito para serem expurgados do continente.

Os nazistas conseguiram tomar grande parte de Europa Central sem muitos esforços. Uma vez que a França estava de fora, a Grã-Bretanha não iria montar uma força ofensiva, Os Estados Unidos, a Espanha e a URSS estavam em posição neutra e a Itália era sua aliada.

A Alemanha ainda contava com táticas e equipamentos revolucionários, além de cientistas trabalhando a todo vapor para trazer os melhores recursos para eles. Quando eles perderam a Guerra, a Alemanha então foi dividida em quatro zonas administrativas, ocupadas pelos americanos, britânicos, soviéticos e os franceses. Os americanos, britânicos e franceses acabaram se consolidando e formando a Alemanha Ocidental.

Enquanto os soviéticos formaram a Alemanha Oriental. Assim, o lado ocidental investiu de forma pesada na recuperação da Alemanha, para que caso houvesse uma terceira guerra, eles pudessem combater os soviéticos. É natural que eles sejam um dos países mais industrializados da Europa, uma vez que já gozaram de uma economia forte.

A economia

Atualmente, a Alemanha, que faz parte da União Europeia, se configura dentro de um papel importante no banco central da união. E esse papel é desempenhado justamente por causa de sua política de crédito a juros. Caso algum país da UE venha a precisar de dinheiro emprestado do banco central, quem possivelmente fará o empréstimo será a Alemanha.

A Itália e a Grécia já precisaram de dinheiro emprestado por infinitas razões e imaginaram que a Alemanha estaria ali para resguardá-los enquanto eles iam às compras. No entanto, isso foi o que causou o grande colapso econômico sofrido pelo euro há alguns anos.

A crise foi tão grave que eles precisaram mudar as políticas para que a Alemanha pudesse receber seu dinheiro de volta, de forma que o euro pudesse recobrar sua integridade monetária. Então, de certa forma, apesar de discutível, muitos podem considerar a Alemanha como a espinha dorsal do euro e do banco Central da União Europeia.

Entretanto, de volta aos tempos da Segunda Guerra, a Alemanha perdeu pela segunda vez uma guerra mundial – a qual eles iniciaram justamente devido ao forte nacionalismo, e também devido às dívidas remanescentes da Primeira Guerra. Um fator importante é que os nazistas deram as costas para suas dívidas e isso representou um acúmulo massivo de ouro para eles.

Por um certo período existia uma forte presença de judeus em instituições bancárias e grandes empresas, o que supostamente seria um outro fator para explicar o tamanho ódio dos nazistas por eles. No mundo moderno em que vivemos, a Alemanha possui alguns dos melhores institutos de ensino superior em Finanças, Contabilidade e Economia do mundo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

FATOS DESCONHECIDOS

COMPARTILHAR