Cientistas dizem qual é o melhor lugar para ir caso aconteça um apocalipse zumbi

142

Alguns pesquisadores resolveram analisar como um surto de zumbis poderia se espalhar pelos EUA. Para eles, grandes cidades seriam perigosas pelo fato das grandes aglomerações de pessoas. De fato, quanto mais pessoas em um local, mais perigoso ele se torna, certo? Uma grande quantidade de zumbis poderia ser fatal.

Na cidade de Nova York ou Atlanta, por exemplo, as pessoas estariam correndo perigo desde o início da epidemia zumbi. Para Alex Alemi, um estudante de pós-graduação da Universidade de Cornell que participou do estudo, o melhor é ficar longe das pessoas. Mas então, para os pesquisadores, qual seria o melhor lugar para ir em caso de um apocalipse zumbi? Isso é o que a gente conta para vocês nessa matéria.

O melhor lugar para ir em caso de um apocalipse zumbi

Alemi e seus colegas usaram modelos de doença padrão para estimar a taxa de infecção de zumbis em todo os EUA, assumindo que os humanos precisariam ser infectados por uma mordida de zumbi. Além disso, eles também seguiram o padrão de que os zumbis apenas caminham e não morrem naturalmente, mas precisam ser mortos precisamente com um golpe na cabeça.

Eles usaram um modelo realista de acordo com o que epidemiologistas calculam ser possível na disseminação de outros vírus e parâmetros fictícios, exclusivos dos zumbis. Foram feitas suposições que incluem um colapso da infraestrutura de transporte. Sendo assim, aeroportos provavelmente não estariam funcionando.

Então, qual diabos seria o melhor lugar para se esconder dos zumbis? Os especialistas disseram que as montanhas rochosas seriam a melhor escolha. Por que? Um lugar pouco povoado e de difícil acesso com certeza seria mais fácil de sobreviver.

Os centros populacionais são os piores lugares para ficar. Mas cerca de 28 dias depois esses lugares se tornariam mais seguros à medida que as áreas ao redor fossem mais perigosas.

O estudo

Os cientistas modelaram os centros populacionais dos EUA e assumiram certas interações possíveis como um elemento de aleatoriedade. Um zumbi pode morder e infectar um humano ou a pessoa pode escapar e matar o zumbi. Mas na realidade um surto provavelmente não começaria em todo o país.

Os estudiosos construíram um modelo interativo que permite simular um apocalipse zumbi. Eles escolheram um ponto de partida, uma razão para a mordida de zumbi para matar e se as criaturas seriam rápidas ou lentas. O gif abaixo mostra como um apocalipse zumbi devastaria Nova York em poucas horas.

“Com o tempo, poderíamos tentar adicionar dinâmicas sociais mais complicadas à simulação, como permitir que as pessoas corressem, incluíssem vôos de avião ou tivessem consciência do surto de zumbis, etc”, afirmou Alemi. Embora isso possa parecer uma ideia maluca, os pesquisadores de saúde pública gostam desse tipo de cenário pois ajuda a educar as pessoas sobre como as doenças se espalham.

Mas e você, será que se sairia bem em um apocalipse zumbi? Qual seria a sua estratégia? Não esqueça de deixar a sua opinião!

COMPARTILHAR