Cientista descobre técnica para melhorar sua memória em 40 segundos

283

Molecular ThoughtsTer uma boa memória é um desejo de muitos. Independente dos motivos, conseguir lembrar das coisas é sempre maravilhoso. Porém, é raro encontrar alguém que diga não ter problemas com a memória, pensando nisso, o neurocientista Chris Bird, da Universidade de Sussex, procurou descobrir uma técnica que fosse e eficiente e rápida. A boa notícia é que ele teve sucesso em sua tarefa.

O estudo de Bird, foi publicado em novembro e já é famoso mundialmente. Seus resultados são comentados e testados por muita gente. O Motivo? Basicamente, o cara conseguiu criar um exercício simples e rápido para melhorar a qualidade da memória das pessoas. E quando falamos em rápido, nós queremos dizer menos de 1 minuto.

Segundo o cientista, a técnica é bastante simples, basta você ficar pensando em uma cena recente durante 40 míseros segundos. No momento em que precisar lembrar dela no futuro, o trabalho será bem mais fácil.

É claro que um método desses é questionado, mas para comprovar sua técnica, Bird e sua equipe contaram com dois grupos de estudantes. Os alunos assistiram a diversos vídeos do YouTube,  enquanto tinham suas atividades cerebrais monitoradas, – o primeiro grupo tinha somente 40 segundos para pensar a respeito de cada vídeo, enquanto o segundo grupo não teve esse tempo.

Agora chute qual dos grupos se saiu melhor no momento de lembrar as cenas assistidas ao longo do teste? É claro que o primeiro! Para o cientista, além da melhora prática de desempenho, a análise das atividades cerebrais dos estudantes também mostrou grandes diferenças.

Para fechar a pesquisa com chave de ouro, uma semana depois do primeiro teste, os dois grupos retornaram para fazer comentários a respeito dos vídeos que haviam assistido e, novamente, a galera do primeiro grupo teve destaque – mais especificamente, tiveram um desempenho de memória duas vezes melhor em relação ao segundo grupo.

Parece incrível, não? Mesmo depois de uma semana da atividade inicial, os cérebros dos estudantes do primeiro grupo trabalharam quase na mesma intensidade do momento em que viram os vídeos pela primeira vez.

Concluímos que se a ideia é guardar algo em sua memória por mais tempo e conseguir se lembrar dessa informação com mais facilidade, o jeito é começar a pensar sobre ela durante 40 segundos. Taí uma coisa que não custa tentar, não é mesmo? [BBC | Mega Curioso]

COMPARTILHAR