Afinal, por que alguns palhaços que estão assustando as pessoas ao redor do mundo?

1275

0-22
Recentemente, imagens e relatos de assustadores palhaços aparecendo em cidades dos Estados Unidos têm tomado conta das redes sociais e dos sites de notícias do país. São criaturas completamente fantasiadas que ficam em silêncio, armados ou não, provocando o terror em algumas regiões. Muito se discute sobre a situação ser um ato de publicidade, uma fraude ou uma verdadeira ameaça.

A situação começou no estado da Carolina do Sul, em meados do meio de agosto. Na época, os primeiros relatos de pessoas vestidas de palhaço próximo a florestas nos arredores da cidade de Greensville surgiram. Uma mulher chegou a registrar um boletim numa delegacia, mas a princípio tudo parecia apenas um caso isolado. Apesar disso, a situação tomou proporções gigantescas, atingindo todo o país.

Depois do primeiro episódio, avistamento de palhaços começaram a acontecer em todo o país, provavelmente por conta de pegadinhas inspiradas na primeira história – sejam pegadinhas de quem está relatando ou de quem decide se fantasiar para gerar o episódio. Em Kentucky, um homem chegou a ser preso por estar escondido numa mata fantasiado de palhaço e, no Alabama, uma mulher entrou em contato com a polícia depois de ver um assustador palhaço num estacionamento. Além desses, já houveram relatos de habitantes de Ohio, Nova York, California, Texas, Flórida, Colorado e vários outros estados, tomando quase todo o país.

Gravidade
Por conta da proporção do problema, até mesmo o secretário de comunicação da Casa Branca, Josh Earnest já precisou se pronunciar sobre o tema. Earnest declarou que o assunto ainda não foi discutido pelo presidente Barack Obama, mas deixou claro que não é uma situação que precise de grandes metidas e as autoridades locais estão preparadas para lidar com o que foi apresentado até o momento. Acredita-se que a maioria das pessoas que está relatando a situação realmente tenha visto alguém fantasiado de palhaço, mas a histeria também gera a possibilidade de trotes e falsas histórias.

A epidemia recente não é a primeira registrada com palhaços nos Estados Unidos. Em 1981, uma febre de palhaços tomou conta de regiões dos Estados Unidos, provocando o susto em crianças e adultos em diferentes estados. Desde então, o fenômeno tem se repetido algumas vezes, esporadicamente, nos Estados Unidos e outros países, como na Inglaterra, em 2013.

Problema
O pânico gerado pelos palhaços pode ser ligado a exemplos de casos de histeria em massa, como em episódios quando satanismo chegou a ser relacionado com jogos como RPG ou Yu-Gi-Oh!. De acordo com o sociólogo Robert Bartholomew, a situação pode ser gerada por dois fatores, o medo do outro e o impacto das redes sociais. Como a informação é passada rapidamente e sem filtro, pode parecer muito maior do que realmente é.

O terror dos palhaços, é explicado pelo psiquiatra Steven Schlozman da Escola de Medicina de Harvard, especialista em psicologia do horror. Ele explica que o conceito do palhaço é “familiar o suficiente para ser reconhecido, mas estranho suficiente para provocar arrepios.” Por mais que eles sejam feitos para serem percebidos como engraçados, às vezes transmitem uma sensação de medo ou tensão que se traduz em algo horripilante.

Além disso, há alguns anos o conceito do palhaço também tem sido constantemente ligado a situações de crimes, por meio de personagens como Pennywise. “Você não vê mais os palhaços em contextos de segurança e diversão. Você os vê nos filmes e eles são realmente assustadores”, explica o professor de psicologia Martin Anthony. Por causa disso, para nós é comum imaginar os palhaços como perigosos atualmente, o que faz com que a sugestão do problema por meio de relatos se tornem plausíveis e ajudem a espalhar o terror.
Um mapa interativo realizado pelo Atlas Obscura mostra que até agora foram avistados cerca de 100 palhaços em todo o país, o que não mostra que é um fenômeno dos mais preocupantes. Ainda que não seja um número alarmante, o avistamento de alguém armado e ameaçador, seja em fantasia de palhaço ou não, continua sendo motivo para preocupação. Até agora, não se tem nenhum relato de um caso que realmente tenha deixado vítimas ou feridos, do lado das testemunhas.Por outro lado, um adolescente que estava com uma máscara de palhaço acabou sendo esfaqueado por um homem na Pennsylvania. Na ocasião, o jovem nem mesmo estava vestindo a máscara, mas com ela levantada sobre a cabeça.

Por enquanto o avistamento de palhaços assustadores se trata apenas de uma união de pegadinhas espalhadas na internet com uma histeria coletiva gerada pela associação do palhaço com o terror. As autoridades têm lutado contra a moda, alertando sobre os casos que tomam rumos inesperados com prisões ou mortes, como no caso do adolescente de 16 anos da Pennsylvania. Só nos resta torcer para que nada de grave aconteça e que tudo não passe, realmente, de uma tentativa de diversão e visualizações em vídeos na internet por meio da piada.

FONTE(S) Blumhouse, The Verge e People

COMPARTILHAR