A TEORIA DE STEPHEN HAWKING SOBRE OS SUPER-HUMANOS

34

Será que um dia seremos substituídos? Ao menos para Stephen Hawking a resposta é sim. O grande teórico britânico deixou para trás muitas especulações sobre o futuro humano. Em um ensaio específico, Hawking afirmou que a humanidade corre o risco de ser substituída por “super-humanos” geneticamente modificados.

Pesquisas destinadas a melhorar a saúde e a vida humana vão ser corrompidas. As pessoas então vão começar a modificar os seres humanos para viver mais, serem mais inteligentes ou mais agressivos e perigosos. Será que um dia isso realmente vai acontecer? A gente conta mais detalhes dessa ideia de Hawking para vocês.

Os “super-humanos”

“Uma vez que tais super-humanos aparecerem, haverá problemas políticos significativos com os humanos não melhorados que não serão capazes de competir”, disse Hawking. Mas será que Hawking estava certo? O fato é que ele não está sozinho em se preocupar que a humanidade está se metendo em perigos conforme as tecnologias genéticas melhoram.

Hoje em dia, a edição de genes para humanos trata quase exclusivamente problemas médicos graves. Para doenças mortais e incuráveis, os médicos alteraram os genes das pessoas para evitar que essas doenças continuem progredindo.

Na China, por exemplo, foi feita a edição de genes germinativos, fazendo mudanças genéticas que podem ser transmitidas de geração em geração para evitar que os pais transmitam doenças genéticas para seus filhos.

O problema é quem pode fazer essas edições de genes. Para Hawking, apenas as pessoas super-ricas terão condições de editar seus genes e o de seus descendentes, com a intenção de aperfeiçoá-los. Já a maior parte das pessoas estará longe de ter condição de fazer algo semelhante.

Isso pode realmente acontecer?

“Presumivelmente, estes vão morrer, ou se tornar menos importantes. Em seu lugar, haverá uma raça de seres autoprojetados que estão melhorando a si próprios em uma taxa sempre crescente. Se a raça humana conseguir redesenhar a si mesma, vai provavelmente se espalhar e colonizar outros planetas e estrelas”, completou Hawking em seu texto.

É teoricamente possível que o mundo dos super-humanos de Hawking possa emergir. Mas felizmente têm muitas coisas para impedir que isso aconteça. Instituições científicas e governos estão desenvolvendo códigos de ética e leis que regulam a edição genética. Essas leis seriam difíceis de se contornar sem que o mundo percebesse.

Será que um dia alguns humanos geneticamente modificados dominarão o mundo? Não sabemos se para vocês sim, mas para Hawking isso tem grandes chances de acontecer!

COMPARTILHAR