A história por trás da origem das bruxas

24

As bruxas fazem parte do imaginário de todos nós. Não apenas no Brasil ou nos EUA, mas em todo mundo. A figura geralmente é associada à magia negra e inúmeras histórias negativas e cheias de horror. No entanto, a verdade sobre as bruxas é muito mais próxima da realidade do que do sobrenatural.

Nem sempre as bruxas foram jogadas na fogueira ou demonizadas dessa forma. Na verdade, antes, elas nem mesmo eram chamadas assim e quando eram, isso não significava algo ruim. Desde os primórdios da humanidade, a figura da bruxa existe e desde então tem se deturpado com o passar dos anos.

Curandeiras

A verdade é que as bruxas eram vistas como curandeiras. Elas ajudavam a comunidade com problemas de saúde e também realizavam partos. No primeiro século da vida humana, as bruxas eram reverenciadas, sendo uma das figuras mais importantes de qualquer comunidade.

No Oriente Médio, a figura das bruxas era também associado a algo divino. Essas mulheres eram responsáveis por realizar os mais importantes rituais sagrados. Elas eram vistas como sábias e as pessoas recorriam a elas quando tinham problemas de saúde ou até mesmo familiares.

Reviravolta

No entanto, como podemos notar, a imagem que se tinha das bruxas foi deturpada e hoje elas são vistas como seres ruins. Como isso aconteceu? Os estudiosos têm várias teorias a respeito disso. Alguns acreditam que isso seja por conta dos indo-europeus, que começaram a se expandir e levaram consigo uma cultura diferente. Cultuavam os deuses da guerra, que dominavam sob divindades femininas que antes eram reverenciadas.

A outra teoria é creditada aos hebreus que acreditavam na criação a partir do homem. Além disso, obedeciam também as leis da Bíblia que viam a bruxaria como uma prática pagã e perigosa. Séculos mais tarde, a situação se tornou ainda pior, quando o medo das bruxas se espalhou por toda a Europa e deu-se início a uma verdadeira caça às bruxas. Foi basciamente o período da Inquisição protagonizada pela Igreja Católica. Tudo isso patrocinado e apoiado pelas instituições cristãs, que acreditavam que essas mulheres adoravam ao diabo.

Quando a caça acabou, cerca de 60 mil pessoas haviam sido executadas, acusadas de praticar bruxaria. E mesmo centenas de anos mais tarde, ainda há resquícios dessa imagem deturpada sobre as bruxas.

Você já sabia sobre a história do surgimento das bruxas? Comente aqui o que achou de tudo e aproveite para compartilhar com os amigos.

COMPARTILHAR