9 FATOS SOBRE OS GATOS QUE DEIXARÃO VOCÊ DE CABELO EM PÉ

105

1. Sono profundo

Quem é gatófilo assumido sabe que eles não perdem a chance de tirar um cochilo. Estima-se que eles passem dois terços de suas vidas dormindo — ou seja, um gato de 9 anos esteve acordado durante apenas 3 anos de sua vida.

2. Popularidade felina

Atualmente, as raças de gatos mais populares do mundo são: persa, maine coon e siamês.

3. Gato aquático

Existe um gato doméstico que adora passar boa parte do tempo debaixo da água, o Van Turco — típico do Oriente Médio. A explicação para eles gostarem tanto de se refrescar se deve ao fato de os seus ancestrais terem vivido em uma região onde são registradas altas temperaturas.

4. Longa história

Acreditava-se que os primeiros gatos domésticos haviam surgido no Egito Antigo; uma descoberta feita em 1936, porém, colocou em xeque essa teoria. Foi encontrado no Chipre um sepulcro de 9,5 mil anos onde um gatinho jazia ao lado de um humano.

5. Sucesso populacional

Diferente da maioria dos felinos, os gatos domésticos são um verdadeiro sucesso em termos populacionais. Enquanto existem, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), menos de 5 mil tigres selvagens ao redor do mundo, a população de gatos domésticos ultrapassa os 500 milhões.

6. Luto

No Egito Antigo, quando um gato morria, era comum que a sua família raspasse as sobrancelhas em sinal de luto.

7. Equilíbrio

Os bichanos possuem 11,6% mais ossos do que um humano adulto, e 10% deles estão presentes em sua cauda — responsável pelo equilíbrio do animal.

8. Elasticidade

Uma das características mais importantes dos gatos é a elasticidade dos seus corpos. Eles são tão ninjas que conseguem saltar 5 vezes a sua altura.

9. Na Terra do Tio Sam

Os gatos são mais populares do que os cães nos Estados Unidos. Por lá, existem 73 milhões de bichanos — 10 milhões a mais do que cachorros.

Megacurioso*

COMPARTILHAR