8 perigosas doenças que possivelmente vieram do espaço

406

0-48
Por anos, vários cientistas defenderam que a vida na Terra se originou a partir de formas de vida por meteoros. A teoria, conhecida como panspermia, poderia responder muitas dúvidas sobre o passado dos seres humanos, apesar de não comprovada.

Infelizmente, parte dos mesmos cientistas também defende que além da vida que originou o ser humano, bactérias e vírus alienígenas também chegaram até a gente de carona em corpos vindos do espaço. Os invasores microscópicos poderiam ser culpados por várias doenças que afetam a humanidade atualmente, por mais estranho que isso possa parecer.

Conheça algumas das ameaças à nossa saúde que podem ter origem extraterrestre.

1 – Pandoravírus

Somente o nome do vírus recém descoberto já pode ser responsável por aterrorizar os mais preocupados com saúde. O microrganismo descoberto em 2013 tem apenas 6% de material genético compatível com o resto da vida da Terra e só é encontrado em duas partes do planeta: a costa do Chile e um ponto da Austrália. Esses dados levaram os cientistas à conclusão de que o vírus não é nativo da Terra, tendo origem alienígena.

2 – Doença da vaca louca

A doença da vaca louca é um problema devastador que ocasionalmente assusta a indústria da pecuária. Como se não fosse ruim o suficiente, a doença também pode ser transmitida para humanos que comem carnes contaminados, levando à demência ou até mesmo à morte. Pesquisadores na Índia recentemente anunciaram que os micróbios podem ser originados de poeira espacial de cometas que passaram ao redor de nosso planeta.

3 – Salmonela mutante

Em 2016, uma missão espacial realizava um experimento que desenvolveu uma bactéria no espaço. A bactéria apresentou mutações drásticas, com alteração da produção de 73 proteínas. Testes de laboratório com ratos mostraram que os germes mutantes se mostraram muito mais mortais do que suas variantes da Terra, mesmo quando menos bactérias estavam presentes.

4 – Gripe espanhola

Em 1918, o mundo foi atingido por uma das mais mortais epidemias de todos os temos. Conhecida como gripe espanhola, a doença infectou um terço da população da Terra, matando cerca de 20 milhões de pessoas. De acordo com uma teoria do astrônomo Sir Fred Hayle, cometas depositaram vírus alienígenas congelados na atmosfera e lançados na Terra, onde foram ativados a partir da atividade solar.

5 – Ebola

Ebola é uma das mais horríveis doenças que a humanidade já teve conhecimento, causando sangramento intenso, podendo levar à morte. De acordo com Ashley Dale, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, o vírus pode ter chegado na Terra após uma colisão de meteorito. Como evidência, ele citou que formas de vida microscópicas são capazes de viver no vácuo do espaço, acreditando que as rochas viajantes seriam o transporte perfeito para as criaturas, que encontraram nos humanos os hospedeiros perfeitos.

6 – SARS

Em 2002, a síndrome respiratória aguda severa (ou SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) surgiu na China e rapidamente se espalhou por todo o mundo, assustando pessoas de todos os lugares por seu poder mortal. A aparição repentina da doença, fez com que cientistas do Centro Cardiff de Astrobiologia suspeitasse que poeira espacial repleta de vírus podem ter caído do espaço na costa leste do Himalaia, onde a estratosfera é mais fina. Dali, o vírus infectou locais com sistema imunológico impotentes contra os germes alienígenas, espalhando para o resto do mundo.

7 – HIV

Quando se fala de doenças, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um verdadeiro pesadelo. Responsável pela AIDS, ele pode ser ainda mais assustador por se tratar de um vírus alienígena, segundo o professor Chandra Wickramasinghe, do Centro Buckingham de Astrobiologia. O professor defende que vírus como HIV estão constantemente sendo introduzidos na Terra por meio de colisões de cometas, sugerindo até mesmo que algum desses possa ter sido responsável pela extinção dos dinossauros. A teoria contradiz a mais aceita atualmente, que o vírus se desenvolveu em macacos, mas ainda é considerada pelo professor e sua equipe.

8 – Gripe comum

De acordo com um livro publicado em 1979, a gripe comum que atinge você e as pessoas ao seu redor com frequência pode ser um problema de proporções astronômicas. O livro Diseases from Space (Doenças do Espaço) sugere que a maioria da poeira cósmica consiste de criaturas microscópicas vivas, que se tornam invasores alienígenas em nosso planeta e provocam doenças variadas, como a gripe comum. A pesquisa sugere que o vírus se fixou na atmosfera e foi despejado a partir de tempestades de chuva ou neve, contagiando todo o planeta.

Já tinha imaginado poderia estar sujeito a doenças vindas do espaço? Talvez o nosso contato com aliens seja mais real do que pensamos.

FONTE(S) Listverse

COMPARTILHAR