8 hábitos que podem trazer grandes problemas a longo prazo

24

Existem hábitos que aprendemos desde cedo que podem nos prejudicar, seja comportamental ou na nossa saúde. É sabido quase que por todos que dormir demais, ou dormir pouco, pode nos causar problemas de saúde, assim como comer coisas não saudáveis. Não resta dúvidas que tais hábitos nos fazem mal.

Hábitos de excesso ou falta são meio que um senso comum de coisas que prejudicam, mas existem pequenas coisas que fazemos que podem também nos fazer mal, hábitos que achamos que são totalmente inofensivos. Mas que não são. Um espirro, por exemplo, pode te fazer parar no hospital. Listamos aqui alguns desses hábitos, a priori inofensivos, e que podem sim nos fazer muito mal.

1 – Segurar o espirro

Quando nós espirramos, estamos colocando bactérias, vírus e poeira para fora do nosso corpo. Então, quando seguramos um espirro, nosso corpo não libera essas coisas. O que essa ação pode fazer é com que todo o poder do espirro volte e possa prejudicar a audição, aumentar a pressão sanguínea e até causar danos ao esôfago.

2 – Palitar

Eles podem parecer um salva-vidas quando estamos com alguma coisa presa em nosso dente em um restaurante ou em algum bar. E os palitos podem não representar nenhum risco para os dentes, mas são vilões para as gengivas. Além de ser quase impossível limpar a boca inteira usando apenas o palito. O recomendável é usar sempre o fio dental.

3 – Dormir de bruços

Por mais que a posição pareça confortável, ela é prejudicial porque dificulta a respiração, a posição do pescoço não é a ideal e a circulação é piorada quando dormimos virados para baixo. Além disso, segundo os médicos, as marcas ou rugas que você adquire logo depois de acordar, com o passar do tempo se tornarão permanentes.

4 – Descascar sementes

Algumas nozes e sementes são deliciosas, mas podem ter cascas. É mais que natural que você queria descascá-las com os dentes, mas isso não deve ser feito. Elas devem ser descascadas com a mão. O dano nos dentes é tão perceptível que os dentistas conseguem reconhecer os comedores de sementes por causa de seus dentes. Além disso, as pessoas que têm problemas na vesícula não devem comê-las por causa do seu grande valor calórico.

5 – Mastigar objetos

É um hábito comum de algumas pessoas de sempre estarem mastigando alguma coisa, como por exemplo um lápis, uma caneta, clipes de papel e outras coisas. Essas pessoas normalmente têm um grande problema no esmalte dos dentes. Por isso, não é recomendável abrir garrafas, mastigar nozes, cubos de gelo ou pirulitos. Além do esmalte prejudicado, é possível ter uma infecção com isso.

6 – Não ir ao banheiro

Segurar o xixi não é uma coisa boa. Em 2018, um jogador da Grã-Bretanha ficou oito horas jogando sem nenhuma pausa. O intestino e a bexiga do jogador estavam tão inchados que os médicos acharam que ele tinha um tumor. Segundo os médicos, segurar o xixi pode ferir os músculos e levar a uma infecção do trato urinário e constipação.

7 – Tocar o rosto e os olhos

É normal que as pessoas toquem em seus próprios rostos e também seus olhos, mas isso é um grande perigo. Nesse simples toque diferentes infecções como acne, herpes e outras coisas passam para sua mão e se você coçar seus olhos depois, pode correr o risco de pegar uma conjuntivite ou outras infecções.

8 – Lavar o cabelo com água quente

Quem não gosta de um banho quente, não é mesmo?! Mas ele pode ser bastante prejudicial por várias razões. A água quente pode causar dores de cabeça e tonturas fortes. Além disso, lavar o cabelo com água quente estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo e o deixam sujo ao invés de limpá-lo.

COMPARTILHAR