7 TECNOLOGIAS QUE SÓ VÃO EXISTIR QUANDO VOCÊ ESTIVER MORTO

41

Imaginar como será o futuro é uma coisa recorrente. Provavelmente as pessoas da década de 1980 não imaginavam várias das coisas já existentes no mundo de agora. Pensar o que podemos ter no futuro é sempre um exercício legal e tentar ver se finalmente teremos carros voadores é um pensamento bem comum. Algumas suposições são totalmente malucas, mas outras estão mais perto do que imaginamos.

A tecnologia está se desenvolvendo rapidamente e várias invenções e objetos para facilitar a vida da humanidade estão surgindo, ou com planos de surgir. Nos últimos anos já vivenciamos mudanças bem significativas e com o passar do tempo, elas só irão aumentar. E não precisamos fazer muito esforço para imaginá-las. Aqui estão algumas tecnologias que serão realidade no futuro.

1 – Realidade virtual

A realidade virtual começou a se tornar concreta para nós com os dispositivos VR. No futuro as pessoas poderão encontrar outras que estão em uma realidade alternativa. Para que essas experiências sejam possíveis, elas serão alimentadas pelo nosso cérebro, o que ignorará os outros sentidos. Será realmente como o mostrado em Matrix, uma realidade virtual.

2 – Névoa útil

Ela se trata de um enxame de nanobots que foi feito por J. Storrs Hall, pioneiro da nanotecnologia. Esse enxame pode assumir os traços de praticamente qualquer objeto e mudar sua forma. Hall imaginou que a invenção poderia ser usada para criar airbags super inteligentes. Mas indo para um cenário mais louco, poderia criar um mundo em volta de alguém.

3 – Energia solar do espaço

O problema de energia no mundo é uma realidade e as fontes não são infinitas. Cientistas descobriram outras alternativas, mas elas também podem não ser suficientes. Uma solução desse problema proposta por Peter Glaser, um cientista americano, foi obter energia solar do espaço. A ideia seria mandar satélites movidos a energia solar que funcionaria como receptores e transferiria energia para a Terra. A ideia é discutida desde os anos 1970 e se prevê a viabilidade do projeto para um futuro não tão distante.

4 – Upload da mente

A morte pode não ser mais uma certeza da vida. Isso porque na próxima virada de século talvez já será possível transferir a existência totalmente para o mundo digital. Isso será chamado de upload da mente e fará uma cópia meticulosa do cérebro biológico, podendo até transferir peculiaridades da personalidade.

5 – Tradutor universal

A comunicação é um dos principais pilares da sociedade e o que pode dificultá-la é a diferença das línguas. O tradutor do Google pode te ajudar em algumas coisas, mas não sempre. Mas, segundo o jornal The Economist, isso pode não ser mais uma barreira. Robôs, tal qual vemos em filmes de ficção, podem ser uma realidade. A comunicação será feita usando um dispositivo parecido com um óculos, e conforme as pessoas forem falando, traduções simultâneas serão feitas.

6 – Montador molecular

O inventor pioneiro da nanotecnologia, Eric Drexler, disse que montadores moleculares serão máquinas capazes de organizar átomos e moléculas, seguindo as instruções que lhe são passadas. Essas máquinas poderão montar praticamente qualquer coisa e não estão nos sonhos mais loucos de alguém. Sua viabilidade é certa.

7 – Manipulação climática

A geoengenharia tem a proposta de resolver os problemas climáticos do planeta. É como se fosse um montador molecular mas em escala maior, já que afetaria todo o planeta. As consequências de se manipular o clima podem ser grandes, como causar desertos em regiões antes não vistas, por exemplo.

FATOS DESCONHECIDOS

COMPARTILHAR