7 respostas simples que você acha que sabe, mas na verdade não sabe

24

Nós vivemos na era da ciência. Tudo tem uma explicação lógica. Nós não precisamos criar mitologias ou religiões para responder perguntas que estão fora do nosso alcance. Além disso, com o advento do Google, qualquer questão está ao alcance das nossas mãos. Origem do universo? Teoria mais provável é o Big Ban. Jesus Cristo existiu de verdade? Ninguém pode provar. Quem descobriu a eletricidade? O pomposo Benjamin Franklin. São tantos perguntas. São tantas respostas. Porém, será que você consegue se garantir em todas as respostas sem ajuda nenhuma?

A verdade é que o acesso fácil a informação nos dá a ilusão de que sabemos responder todas as perguntas do mundo. Porém, isso não passa de uma ilusão. Quer uma prova? Veja 7 respostas simples que você acha que sabe, porém, na verdade não tem a mínima noção.

1 – A que temperatura estaria um meteoro que atingisse a superfície da terra?

Em todo filme, os meteoros atingem a superfície da terra em chamas. Porém, você sabia que essa é uma grande balela? Primeiro que ao atravessar a atmosfera eles passam a se chamar meteoritos. Ele na verdade cai sem nenhuma labareda, como se fosse a pedra mais comum do universo. Nas camadas mais densas da atmosfera, uma grande parte da rocha queima sim e, a uma altitude de 15 a 20 km, a pedra perde sua velocidade. Portanto, ao aterrissar, o meteorito só está um pouco quente.

2 – O que mosquitos comem?

Mosquitos se alimentam de néctar e sucos de plantas. Os bichinhos adoram uma glicose. Porém, na maioria da espécies, as fêmeas se alimentam de sangue de mamíferos para garantir as substâncias necessárias para os seus descendentes. Elas inclusive vivem mais. A fêmea pode variar entre 40 a 56 dias de vida. Já os machos vivem apenas 10 dias.

3 – Por que não existem arranhas-céus em Atenas?

Atenas é um dos lugares do mundo que você quer visitar? Então você já deve ter pesquisado muito sobre o local. Você já notou que não existem arranha-céus por lá? Pois bem, existe uma lei que proíbe a construção de prédios maiores que 12 andares. A lei existe para que seja possível que o famoso e icônico Parthenon seja visto de qualquer lugar da cidade.

4 – Existem tubarões em rios?

Para falar a verdade, a resposta dessa pergunta pode variar dependendo do seu ponto de vista. Em geral não, tubarões são animais clássicos de água salgada. Porém, existe uma exceção. O Grande Lago da Nicarágua é conhecido como o Mar Doce da Nicarágua. Ele é o maior lago da América Central e também é famoso por ser o lar de vários tubarões que preferem suas águas doces.

5 – O sol ilumina a lua inteira?

Você já ouviu falar daquela velha lenda sobre a lua? Ela diz que existe um lado escuro da lua e que lá vivem seres especiais. Mas lenda é lenda. Na prática, não existe um lado negro da lua. A física prova que os raios de luz do sol atingem toda a lua.  A lua gira em torno da Terra e em torno de seu próprio eixo e, portanto, todos os seus lados recebem uma boa quantidade de luz solar.

6 – Até que ponto um tubarão sente o cheiro de sangue?

Outro item sobre tubarões, um dos animais que mais atiçam nossa curiosidade.  O filme Tubarão, do diretor Steven Spielberg, ensinou para uma geração inteira que esses animais marinhos sentem o cheiro de sangue até mesmo a vários quilômetros de distância. Isso é mais ou menos verdade, porque varia de espécie para espécie. Mas no geral, os cientistas chegaram a conclusão que a metade deles sente o cheiro de sangue diluído na água na proporção de um para um milhão.

7 – Morcegos enxergam?

Para terminar essa lista, vamos falar sobre os morcegos. Quase todo mundo acredita que esse animal é cego, contudo essa ideia de senso comum é uma mentira. Apesar de não terem uma ótima visão, eles enxergam um pouco. O suficiente para distinguir entre o dia e a noite. Eles a usam junto a sua habilidade de ecolocalização, que apesar de muito eficiente, tem um pequeno alcance nesses animais.

E aí, curtiu essa lista? Você sabia dessas informações? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista com os seus amigos. E para você que, mesmo depois de ler essa lista, acredita no lado escuro da lua, aquele abraço.

Via   T     O  FATOS DESCONHECIDOS
COMPARTILHAR