7 objetos do espaço que você pode ver a olho nu

453

0-75-1024x636
Os humanos olham para o céu e para as estrelas há milhares de anos. Seja para estudar ou para buscar inspirações da mitologia, entender o clima ou seguir orientações de direção, o espaço sempre foi motivo de fascínio e atração para os homens.

Os objetos que podemos perceber no céu podem ser classificados de acordo com o brilho que apresentam quando vistos da Terra. Apesar de alguns objetos serem facilmente percebidos, como nossa Lua e, é claro, o Sol, outros são bem mais difíceis de se perceber.

Se você é apaixonado pelos astros, fique de olho nessa lista e veja se pode encontrar esses objetos especiais que podem ser vistos sem a ajuda de nenhum aparelho eletrônico.

1 – Aldebaran

A estrela Aldebaran é a mais brilhante na constelação de Touro. Ela é relativamente fácil de se encontrar no céu: basta achar o Cinturão de Órion, a partir das Três Marias e seguí-las da direita para a esquerda, procurando pela próxima estrela mais brilhante no céu. Essa será Aldebaran.

2 – Betelgeuse

A estrela Betelgeuse é tão grande que se estivesse no lugar de nosso Sol, seu diâmetro ficaria entre Marte e Júpiter. Com um brilho tão intenso, pode esr vista de quase todo lugar da Terra, principalmente no verão, no hemisfério sul. Para vê-la, basta procurar a estrela mais avermelhada perto do Cinturão de Órion.

3 – Marte

Maste tem sido o foco de astrônomos profissionais e amadores por anos. O planeta é facilmente distinguível no céu noturno por conta de seu diferenciado brilho vermelho. O planeta é muito mais visível entre os meses de julho a setembro, sendo que em 2003 foi visto com o brilho mais forte dos últimos 60 mil anos.

4 – Alpha Centauri

Apesar de não ser muito mais luminosa que nosso Sol, Alpha Centauri faz parte do sistema mais próximo de nosso Sistema Solar. A estrela serve como referência para apontar o sul, assim como a constelação do Cruzeiro do Sul. Para encontrá-la, bsta localizar o cruzeiro e avistar a estrela branca e brilhante mais próxima na direção sudeste do Cruzeiro.

5 – Sirius

A estrela mais brilhante do céu recebe o nome de Sirius. É a estrela de mais destaque na constelação de Cão Maior – ou Canis Major. Ela fica próxima ao Cinturão de Órion, sendo que para vê-la basta localizar a estralha mais brilhante ao redor do Cinturão.

6 – Vênus

Vênus é o planeta mais brilhante a partir da Terra, quando se olha para o céu a olho nu. O planeta tem cumrpido uma função na cultura humana por séculos, conhecido na literatura por estrela da manhã ou da tarde. Vênus pode facilmente ser visto antes do nascer e após pôr do Sol. O brilho da planeta é tão intenso que às vezes pode ser visto até mesmo durante a força do Sol e meio-dia.

7 – Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional é o único objeto feito pelo homem colocado em nossa lista. Ela orbita a Terra cerca de 15 vezes por dia, criando diversas oportunidades para quem quiser vê-la. Ela pode ser percebida a partir do seu rápido movimento nos céus. Para saber a posição da Estação no céu, basta acessar o site da NASA e ver onde ela se encontra no momento.

E aí, já está pronto para ir lá fora observar o céu e as estrelas? Tente ver alguma delas e conte aqui para a gente nos comentários se conseguiu.

FONTE(S) List 25

COMPARTILHAR