7 histórias incríveis de pessoas que acordaram da coma

252

Muito pouco se sabe a respeito do que pode vir a acontecer durante o período que um paciente esta em coma. A maioria das pessoas voltam do coma em poucos meses. Outros podem levar muitos anos ou até mesmo nunca mais saírem dele. Muitos são os riscos e a espera pode ser longa. Quanto mais o tempo passa menores são as chances do paciente despertar.

Listamos algumas das histórias mais incríveis de pessoas que acordaram do coma. Enquanto alguns levaram alguns poucos dias, outros dormiram por anos. Terapias, o amor de seus familiares e até mesmo através da música eles conseguiram vencer a morte e retomaram suas vidas. Confiram!

1 – Sam Carter

Em Staffordshire, na Inglaterra, um padeiro aposentado de 60 anos entrou em coma devido a uma grave anemia. O fato ocorreu em 2008, em um hospital local da cidade. Sam Carter, estava em coma há 3 dias, quando a família recebeu a informação que ele teria apenas 30% de chances de se recuperar. O médico sugeriu a sua esposa que tocasse músicas para Carter, como forma de estimulá-lo.

Sua esposa conseguiu fones de ouvido para Sam e tocou um clássico dos Rolling Stones para seu marido – “(I Can’t Get No) Satisfaction”. Inexplicavelmente quando a música foi tocada, Sam abriu os olhos. A música, segundo o paciente, teria um significado muito importante para ele. O álbum que continha a música foi o primeiro disco que ele comprou aos 17 anos. Sam Carter, disse que ao ouvir a música, ela lhe deu o impulso que ele precisava para acordar.

2 – Sarah Thomson

Sarah, foi diagnosticada com um coágulo de sangue em seu cérebro no início de 2012. Após algum tempo o problema fez com que Thomson entrasse em coma por dez dias. Quando ela acordou, não reconheceu o lugar e as pessoas que a cercavam. Nem mesmo seus filhos e marido. Para a paciente de 32 anos, ela estava no ano de 1998. Naquela ano, Sarah tinha apenas 19 anos, e recentemente havia dado a luz a seu primeiro filho. O que acabou por assustá-la quando na presença de seu filho mais velho, ela esperava que ele fosse apenas um recém nascido.

Quando recebeu alta, o comportamento de Sarah era um pouco diferente. Thomson se comportava como uma adolescente. Tingiu os cabelos, ouvia música alta e se rebelava por muito pouco. Mas após algum tempo, Sarah disse que ter se ajustado em sua vida comum e que até mesmo teria se apaixonado novamente por seu marido.

3 – Jarret Carland

Em 2009, Jarret Carland e um amigo se envolveram em um acidente de carro. O amigo de Jarret acabou falecendo, enquanto ele entrou em uma estado de coma profundo. Os médicos deram poucas chances para que Jarret acordasse novamente. Umas terapias utilizadas no hospital que Carland estava internado era ouvir músicas, junto dos demais pacientes. Sua família, que conhecia bem os gostos musicais do paciente, trouxeram para o garoto ouvir músicas do seu artista favorito.

O cantor de música country Charlie Daniels através de suas músicas durante quatro meses foi companhia de Jarret. Até que um dia enquanto era reproduzida uma de suas mais famosas músicas, o menino de 17 anos reagiu. Carland saiu do coma pouco tempo depois. Depois de 6 meses fora do coma, durante um festival no Tennessee, Jarret pode conhecer o homem cujo as canções o trouxeram de volta à vida. A família agora segue buscando a completa recuperação do garoto.

4 – Jan Grzebski

O operário polonês Jan Grzebski após algumas lesões em sua cabeça devido a um acidente de trabalho entrou em coma profundo. Muitos anos depois, quando acordou, seu mundo era completamente diferente. A Polônia já não era mais um país comunista, e agora ele tinha 11 netos. A surpreendente história foi notícia no mundo todo. No entanto, quando já recuperado, Grzebski contou que o que foi dito na TV estava completamente distorcido.

Jan havia ficado em coma apenas quatro anos. E outros onze sofrendo de uma paralisia em seus membros, sem conseguir falar. Quando acordou do coma, ele recobrou toda sua consciência, apesar de enfrentar os demais problemas. Através dos noticiários que via na TV, pode acompanhar as mudanças ocorridas em seu país. Jan e sua família decidiram então confrontar o repórter que havia divulgado as falas informações e esclarecer a aqueles que acompanharam a sua trajetória de recuperação o que realmente havia acontecido.

5 – Sarah Scantlin

Em 1984, aos 18 anos de idade quando saía de um bar em Hutchinson, Kansas, Sarah foi atingida por um carro. O motorista, bêbado, fugiu do local sem prestar auxílio. Apesar de muito ferida Scantlin ainda estava viva. A garota foi levada para o hospital, e entrou em coma. Sarah apenas conseguia respirar por conta própria, sendo necessária a ajuda de aparelhos para continuar viva.

Depois de um mês, Sarah acordou, mas não havia recuperado seus movimentos e fala. A paciente recebeu alta do hospital e foi internada em uma clínica de repouso. Lá recebeu auxílio para comer e várias terapias para tentar recuperar sua vida normal foram utilizadas. Mas a maioria sem efeito real para Sarah.

Somente após muitos anos, em 2005, Scantlin falou sua primeira palavra. Ela teria respondido um “Ok” à sua terapeuta. Desde então a paciente avançou muito e apesar de necessitar de cadeira de rodas para se locomover, Sarah consegue se comunicar parcialmente com as pessoas. Apesar de acreditar que ainda é uma adolescente de 19 anos.

6 – Terry Wallis

Terry, em julho de 1984, teve seu carro lançado em um riacho após um acidente. Ele estava acompanhado de um amigo que acabou falecendo na hora. Terry só foi localizado um dia após seu acidente, e acabou ficando em coma durante 19 anos. Somente em 2003 que o paciente recobrou sua consciência. A primeira palavra dita por ele foi “mãe”, assim que avistou sua mãe, que o visitava.

Terry ficou bastante atordoado ao despertar. Teve que se acostumar às inúmeras mudanças que ocorreram durante os dezenove anos em que esteve dormindo. Wallis ficou paralisado após o acidente, mas consegue se comunicar de forma coerente, criando frases completas. Os médicos ainda estudam seu caso. Eles acreditam que o cérebro de Terry, durante seu período em coma tenha se religado. O que fez com que ele tenha acordado.

7 – Gary Dockery

O policial Gary Dockery, durante um chamado na cidade de Walden, no Tennessee em 1988, foi atingido por um tiro em sua cabeça. Gary foi levado para o hospital onde precisou realizar uma cirurgia extremamente delicada. O policial teve que remover 20% de seu cérebro. O que o levou a ficar em um estado vegetativo por longos 7 anos.

Durante uma visita de sua família, enquanto eles discutiam sobre um procedimento que o policial precisava fazer, Gary começou a falar. Durante 18 horas, ele falou incessamente. Se lembrou de seus familiares, reconheceu seus filhos. Se lembrou de coisas do passado, porém não foi capaz de se lembrar do tiro que recebeu e não fazia ideia sobre o tempo que esteve dormindo.

Após esse período de lucidez, Dockery começou a desacelerar. Embora ainda estivesse consciente, e aprendendo a usar uma cadeira de rodas. Em 15 de abril de 1997, um ano após recobrar sua consciência, Gary faleceu devido a um coágulo de sangue em seus pulmões.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem seus comentários abaixo e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

COMPARTILHAR