7 coisas que você não pode ter na Coreia do Norte

171

Se pensarmos em um lugar do mundo onde o isolamento é grande e restrições de todas as formas são impostas, com certeza, virá a nossa mente a Coreia do Norte. Tais proibições podem nos dar um mix de indignação e curiosidade sobre essa cultura.

As pessoas que visitaram o país regido por Kim Jong-un relatam como é a Coreia do Norte e a vida no país. E várias coisas que para nós são simples, para os moradores desse lugar são quase, se não, impossíveis de se conseguir. A falta de pequenas coisas é chocante. Aqueles que fazem parte da elite da Coreia do Norte ainda conseguem essas regalias, mas a grande população é impedida de tê-las. Listamos aqui coisas que você não conseguirá comprar na Coreia do Norte.

1 – Coca-cola

É de se imaginar que os norte coreanos não tenham coca-cola em seu país, afinal a Coreia do Norte é um dos dois países com quem a empresa não faz negócios e o outro é Cuba. Os cidadãos conseguem tomar alguns refrigerantes similares à coca.

2 – Corte de cabelo

O corte de cabelo do líder do país realmente era moda na Coreia do Norte. Mas quando Kim Jong-un viu que várias pessoas estavam copiando o seu corte de cabelo isso não o agradou muito. Se você era um dos que achava estiloso esse corte de cabelo e mora na Coreia do Norte, infelizmente você não poderá pedi-lo ao seu cabeleireiro. O líder do país tirou seu corte da lista de cortes aprovados na Coreia.

3 – Starbucks

Esse café é um grande símbolo do capitalismo e claramente é mais que proibido na Coreia do Norte. Existem várias lojas de café no país e o interior de algumas delas lembra a franquia americana, mas o café da Starbucks não é uma opção para os norte coreanos.

4 – Mc Donalds

As pessoas que vivem no regime de Kim Jong-un não podem comer um Mc Donalds. Isso pode até ser um ponto positivo se olhado o lado nutricional dos lanches da franquia. Mas se você for um membro da elite norte coreana é possível importar um sanduíche da China.

5 – iPhones

É de se pensar que Kim Jong-un também não seja grande fã dos produtos da Apple, mas muito pelo contrário. O líder norte coreano não tem nada contra os produtos de Steve Jobs, mas a empresa americana não faz negócios com a Coreia do Norte. Então, os cidadãos norte coreanos são impedidos de comprar qualquer produto com a maça estampada.

6 – Tintura de cabelo

Pintar o cabelo de outra cor, qualquer que seja ela, não é uma opção para os norte coreanos. Tingir o cabelo é visto como uma tendência capitalista e é extremamente proibido no país. Todos os cabelos devem ser pretos, a não ser pessoas velhas que têm permissão para pintarem seus cabelos. E quem desafia o regime é punido, tanto a pessoa com o cabelo de outra cor, quanto o cabeleireiro que o fez.

7 – Jeans

Assim como as tintas de cabelo, essas peças de roupa são marcas do capitalismo. E o que é de se espantar é que jovens norte coreanas, de até 15 anos, são as que estão a frente na luta contra o jeans.

COMPARTILHAR