7 COISAS QUE FAZEM DA AMAZÔNIA UM LUGAR ÚNICO NO MUNDO

10

A Amazônia é sem dúvidas uma das maiores riquezas do mundo. É a maior floresta tropical de toda a Terra. Sua área cobre cerca de 600 milhões de hectares, e alcança nove países na América do Sul. O clima é equatorial, com temperaturas médias altas e chuvas em abundância ao longo do ano.

Na Amazônia está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, sendo o rioAmazonas seu principal afluente, que é o maior rio do mundo em extensão e volume de água. A biodiversidade amazônica é impressionante e forma um ecossistema autossustentável. Pensando nisso, hoje trouxemos para você alguns fatos que colocam a Amazônia entre alguns dos lugares mais incríveis do mundo. Confira!

1 – Ela é quase do tamanho da Austrália

A Amazônia possui cerca de 6,5 milhões de km² enquanto a Austrália possui uma área de cerca de 7,6 milhões de km. A Amazônia se estende por cerca de nove países da América do Sul, sendo eles: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

No Brasil, a região amazônica se estende por nove estados (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins) e ocupa cerca de 60% do território nacional.

2 – Maior bacia hidrográfica do mundo

A Bacia Amazônica, constituída por rios, córregos, ribeirões e outros cursos de água que desaguam no Rio Amazonas, é considerada não só a maior do Brasil, mas também a maior do mundo. A bacia também abrange regiões fora de nosso território, ocupando uma extensão de cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados. O principal rio da Bacia Amazônica é o Amazonas.

3 – A fauna

A fauna da região amazônica é riquíssima. Diversas espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados fizeram da região sua morada e formam um ecossistema autossustentável. Mas devido ao desmatamento, a biodiversidade tem sido reduzida, além do empobrecimento do solo, poluição dos rios, entre outros efeitos nocivos que derivam da atividade.

4 – Povos da Amazônia

Segundo Censo realizado pelo IBGE em 2010, cerca de 306 mil indígenas e 100 povos isolados vivem na região amazônica. São faladas cerca de 240 línguas, entre elas o Tupi, Aruaque, Tukano, Jê, Karib e Pano. Algumas das tribos mais populosas são os Yanomami (AM e RR), Tikuna (AM), Mundurukú (PA), Makuxi (RR), Santaré-mawé (AM e PA), Múra (AM) e Baré (AM).

5 – O maior bioma do Brasil

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, são encontradas cerca de 2.500 espécies de árvores na região, o que equivale a cerca de um terço de toda madeira tropical do mundo. Além de 30 mil espécies de plantas das 100 mil que podem ser encontradas na América do Sul. A floresta Amazônica existe há pelo menos 55 milhões de anos.

6 – Lendas

Sem dúvida alguma, o folclore amazônico contribui ricamente para transformar a região em um dos lugares mais incríveis do mundo. Seres míticos e encantados ganham vida através das histórias contadas pelo povo que habita a região e atravessaram diversas gerações. Entre algumas lendas temos a da sereia Iara, do Boto Rosa, o Curupira e a da Vitória-régia, também conhecida como a lenda da “estrela da água”.

7 –  Esforços de preservação

No Brasil, a região amazônica possui cerca de 26 áreas de proteção integral e aproximadamente 3,2% de florestas protegidas, da área total. O Parque Nacional do Jaú, é um exemplo de área de preservação criada. O parque, que possui área maior que o estado do Sergipe (22 mil km²), foi criado em 1986 e é o terceiro maior do mundo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

 

COMPARTILHAR