7 ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS QUE ESTÃO VIVOS ATÉ HOJE

21

A pré-história foi uma época que, conforme os estudos, foi incrível pela diversidade de vida em nosso planeta. Época essa onde os animais eram livres e totalmente donos de todo o espaço terrestre. Além dos que conhecemos hoje, existiam milhares de outras espécies extremamente curiosas que passam por estudos até hoje. Dinossauros dominavam as terras, aves gigantes os ares e existiam tubarões extremamente grandes que tomavam conta dos oceanos. No entanto, algumas criaturas do passado ainda vagam pela terra e sofreram poucas mudanças pela seleção natural. Algumas espécies continuam com suas aparências pré-históricas até hoje.

1 – Camarão Girino

Conhecido oficialmente como Triops Longicaudatus, esse é o camarão girino. A criatura é um crustáceo de água doce que se parece muito com o pequeno caranguejo-ferradura. Estudiosos afirmam que ele mudou bem pouco nos últimos 70 milhões de anos e que habita a Terra há 220 milhões de anos.

2 – Lampreia

A lampreia é um peixe sem mandíbula e uma boca sugadora que mais se parece com um funil. Ele é conhecido pela capacidade de perfurar carne de outros peixes e sugar seu sangue. O fóssil da lampreia mais antigo encontrado na África do Sul remonta cerca de 360 milhões de anos.

3 – Esturjão

Ocupando rios, lagos e linhas costeiras, o esturjão também é chamado de “peixe primitivo” devido às suas características morfológicas que permanecem quase inalteradas desde os primeiro fósseis, há 200 milhões de anos. Devido a poluição, o peixe corre risco de extinção.

4 – Salamandra gigante chinesa

Essa é a maior salamandra e anfíbio do mundo, podendo atingir até 1,8 metros. Estima-se que a espécie ocupa a Terra há 170 milhões de anos. A criatura está criticamente ameaçada devido a perda de habitat, poluição e caça excessiva.

5 – Formiga heureka marcial

Essa formiga foi descoberta na floresta amazônica no Brasil. A espécie pertence à mais antiga linhagem distinta dos ancestrais de todas as formigas. Estima-se que ela habite o planeta há 120 milhões de anos.

6 – Tubarão duende

Esse tubarão mede até 4 metros de comprimento quando adulto. O tubarão duende é muito raro e vive nas profundezas. Sua aparência assustadora se mantém desde a pré-história. Estima-se que ele habite os oceanos há pelo menos 125 milhões de anos.

7 – Caranguejo-ferradura

Os caranguejos-ferradura são artrópodes marinhos e vivem principalmente em águas rasas do oceano. Considerado o parente mais próximo do trilobita, essa espécie está entre os fósseis mais conhecidos do mundo. Estima-se que existam há 450 milhões de anos.

FATOS

COMPARTILHAR