10 FUNGOS QUE EXISTEM E VÃO TE DAR NOJO

92

A natureza em geral é muito rica e, de diversas formas, muito bela. No entanto, toda essa beleza possui milhares de nuances que para algumas pessoas poderiam causar estranhamento e repulsa. Não é incomum encontrarmos plantas e animais por aí de aparência duvidosa. Porém, independentemente de seu aspecto físico, a verdade é que todas elas possuem uma função super importante dentro de seu ecossistema.

Basta um passeio na floresta ou em uma área arborizada, por exemplo, para encontrarmos diversas espécies de fungos que certamente lhe causariam extremo desconforto visual em um primeiro momento. Mas é importante sabermos que esses organismos são muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas em que participam. Hoje trouxemos alguns que vocês provavelmente não conheciam. Confira!

1 – Coprinus Comatus

Apesar da sua horripilante aparência, o Coprinus Comatus, ou fungo da peruca do advogado, é um delicioso cogumelo comestível.

2 – Pisolithus tinctorius

Essa espécie cresce amplamente na América do Norte e é comumente encontrada em crescimento junto a coníferas em áreas arenosas e/ou solos considerados pobre. O fungo é usado para tingir lãs em algumas regiões.

3 – Scutellinia scutellata

Este fungo geralmente tem cerca de 1 cm de comprimento e é coberto por pequenos ‘cílios’. Geralmente são encontrados em pequenos grupos sobre a madeira úmida em decomposição nas florestas.

4 – Gymnosporangium juniperi-virginianae

  

Este fungo é um parasita no cedro vermelho oriental, como nas macieiras. É muito comum na América do Norte. É comum que eles se espalhem nas árvores, criando um aspecto muito bonito mas, ao mesmo tempo, muito nocivo à elas.

5 – Entoloma hochstetteri

Essa espécie é encontrada na Nova Zelândia e na Índia. De coloração azul em seu exterior, esse cogumelo tem brânquias de coloração avermelhada.

6 – Mutinus caninus

Esse fungo se apresenta em um formato de falo com uma ponta escura. Aparentemente seu cheiro não é dos melhores, e devido ao odor pode acabar atraindo moscas. Ele não é considerado um fungo comestível.

7 –  Lycoperdon pyriforme

Este é um tipo de fungo comestível, no entanto, somente se você encontrá-los antes de a gleba branca ficar amarela. Depois ela se tornará verde e marrom e o consumo não será mais recomendado. Tais fungos medem entre 3-6 cm de diâmetro.

8 – Laetiporus cincinnatus

Quando cozido corretamente, supostamente esse fungo teria um gosto semelhante a carne de frango. E por isso, recebeu o apelido de “frango da floresta”.

9 – Clathrus ruber

Clathrus ruber ou gaiola-de-bruxa é um cogumelo que quando maduro apresenta uma coloração vermelha muito vistosa. Sua forma redonda e aspecto rendilhado dão a essa espécie um visual único.

10 – Clathrus archeri

Esse fungo tem uma distribuição global. Ele nasce de uma espécie de ‘ovo’, posteriormente formando quatro ou sete braços alongados, que estão presos em seu topo. Seu interior, de coloração rosada, é exposto quando chega em um determinado estágio de seu crescimento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

COMPARTILHAR